topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Uma boa festa para uma boa causa

 

Uma boa festa para uma boa causa

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Helder Pereira

Domingo, dia 10 de Março, foi tarde de festa para angariação de fundos em prol duma justa causa, o das crianças serem levadas para outro país sem previa autorização do outro conjugue e que, na ideia de muitos, é um "rapto" mas por um familiar, neste caso pelo pai ou mãe.

Numa prévia conferência de imprensa Beto Luqueci Thomas, elemento há anos ligado à comunicação social canadiana em Toronto, também uma vítima de retenção ilegal das suas duas filhas cometido pela esposa que se deslocou de férias ao Brasil, donde os dois são naturais, não regressando e, ilegalmente, não devolvendo os filhos ao pai o que ele considera, na sua opinião, duma acção ilegal e punida pela lei internacional, o de crime de "rapto".

Segundo Beto este tipo de situação está ocorrendo com bastante frequência dado à globalização e aos casamentos ou ligações entre membros de diferentes etnias quando um dos pais resolve acabar e abandona a vivência levando os filhos consigo para outros países, sem a devida autorização do outro cônjuge e mesmo contra as ordens prévias dos Tribunais do país onde reside. No seu caso, explicou Bato Luqueci, a sua esposa há mais de dois anos que retém as suas duas filhas no Brasil onde tinha ido em gozo de férias e reunião familiar.  Perante o dilema complexo de intervenção dos países envolvidos, neste caso o do Canadá e Brasil, dos enormes custos legais, o Beto, mais uns quantos elementos afectados pela remoção ilegal das crianças pelo outro parceiro, resolveram criar uma Fundação com o fim de orientar e apoiar pessoas carenciadas de meios e de contactos com os devidos ministérios de justiça e de negócios estrangeiros.

Beto disse-nos haver legislação internacional assinado pela maioria das nações mas que infelizmente muitas delas pecam pela demora e até de activação da lei na maioria dos contactos que terá, paralelamente com as solicitações dos países donde as crianças foram retiradas, de contractar advogados nesses países onde se encontram as crianças.

Beto Luqueci Thomas & Bia Raposo

Assim, na mira de angariar fundos, a organização agora fundada, a "Let's Go Home Foundation", organizou um almoço e com espectáculo nas instalações da Casa da Madeira onde actuaram vários artistas portugueses e brasileiros dos quais destacamos Helder Pereira, Tony Câmara, Allen Castro, Sandro Miranda (Projecto Monstro) e vindo directamente de Portugal onde reside, o conhecido cantor brasileiro, Iran Costa (conhecido pelo canção, "É o Bicho"), de grande sucesso no mundo musical de há poucos anos atrás, e que continua...

O trabalho de Mestre-de-Cerimónias esteve, e bem, ao cuidado da locutora da estação Cirv/fm, Bia Raposo.

Nesta tarde outros três pais cujos filhos estão também retidos (não gostamos da palavra "sequestrados" por ser de violenta expressão), além do Beto Luqueci, subiram ao palco e apoiaram estas iniciativas, sendo eles Cesar Caetano cujos filhos estão também retidos no Brasil e do polaco, de nome Grzegorz e um canadiano (?) Stephen Atkins.

Iran Costa

Pensamos que já é tempo dos governos se empenharem em força em dar andamento, e com a velocidade possível pois as crianças é que são as principais vítimas sendo afectadas psicologicamente da situação, resolverem estas situações ilegais e caricatas e não apenas à actividade caseira no campo da economia e de lançamento de impostos.

Como governantes têm a obrigação de defender os seus cidadãos e o seu bem estar, neste caso as crianças, cidadãs ou não deste grande Canadá.

Houve no final deste certame em prol duma causa justa, de protecção à criança, sorteio de objectos ofertados por amigos e apoiantes da causa.  

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007